Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Destaques da programação LEFFEST '21

Voltar
O LEFFEST –  Lisbon & Sintra Film Festival, que decorrerá de 10 a 21 de Novembro entre Lisboa e Sintra, celebra este ano o 15º aniversário com uma programação ambiciosa e que promete uma das melhores edições de sempre.

Da Competição Oficial, com uma dezena de filmes oriundos de diversas cinematografias, realizados por autores consagrados e jovens autores que é urgente descobrir, sairão os prémios do festival, concebidos pelo artista Julião Sarmento, e escolhidos por um júri composto por Emir Kusturica, realizador, argumentista, actor e músico, o Prémio Nobel da Literatura J.M. Coetzee, a realizadora, argumentista e produtora Maria Speth, e Dolores Chaplin, actriz, neta de Charlie Chaplin.

Na Selecção Oficial Fora de Competição veremos os filmes mais aguardados do ano, com destaque para Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun, de Wes Anderson, que será o filme de abertura, Benedetta, de Paul Verhoeven, Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar, Les Olympiades, de Jacques Audiard, The Card Counter, de Paul Schrader, e o filme da dupla de realizadores portugueses Joaquim Pinto e Nuno Leonel, Pathos / Ethos / Logos.

No centro desta 15ª edição do LEFFEST, uma extensa celebração da Cultura Rom, com um ciclo de filmes (e uma homenagem ao realizador Tony Gatlif, que estará presente), vários concertos, da música flamenga do trio de Josémi Carmona (com Pepe Habichuela como artista convidado) e o grande bailaor Farruquito, aos míticos Taraf de Caliu, ou a grande revelação Mónika Lakatos, a primeira artista rom a receber o prémio WOMEX, o fadista Ricardo Ribeiro, que reconhece a música rom como uma das influências do seu canto e, na cerimónia de encerramento do festival, Emir Kusturica &The No Smoking Orchestra.

O festival organiza ainda três debates históricos (com enfoque em três momentos: do Al-Andaluz à “Gran-Redada” em 1749; a perseguição e genocídio dos Rom pelos Nazis durante a Segunda Grande Guerra; a situação actual na europa ocidental), um foco na artista rom e sobrevivente do holocausto Ceija Stojka, com uma exposição, pela primeira vez em Portugal, das suas pinturas, leitura de textos da sua autoria e a exibição dos filmes Ceija Stojka e Unter den Brettern Gras de Karin Berger.

Nas Homenagens e Retrospectivas, sete grandes criadores: a realizadora neozelandesa Jane Campion (com uma retrospectiva integral da sua obra, que incluirá o muito aguardado The Power of the Dog, com o qual recebeu o prémio de melhor realização no festival de Veneza); o japonês Ryusuke Hamaguchi, que apresentará as antestreias nacionais dos seus últimos dois filmes, Wheel of Fortune and Fantasy (Urso de Prata e Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim) e Drive My Car(Selecção Oficial em Competição no Festival de Cannes, onde arrecadou o Prémio de Melhor Argumento, o Prémio FIPRESCI e o Prémio do Júri Ecuménico); o cineasta romeno Cristi Puiu, um dos nomes maiores do cinema romeno contemporâneo; a cineasta alemã Maria Speth, que venceu o Prémio do Júri no Festival de Berlim com o seu último filme Herr Bachmann und seine klasse, em antestreia nesta edição do LEFFEST; o aclamado documentarista Mike Dibb, que apresentará, em estreia mundial, o seu novo filme Painted With My Hair; e um work in progress do trabalho como realizador e produtor de Rodrigo Areias. O festival dedica também um foco especial ao Teatro com Romeo Castellucci, um dos nomes maiores do teatro europeu da actualidade, com a exibição de um programa das suas encenações filmadas e uma masterclass.

"Deus morreu e a sua morte foi a vida do mundo", afirmação de Philipp Mainländer é a premissa do ciclo temático "A Morte de Deus", com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López. O conceito, que a partir de Nietzche fascinou filósofos, poetas, teólogos e artistas, um paradoxo aparentemente irresolúvel e impossível – a ideia de Deus estar morto e a vida do mundo, a vida espiritual, em particular, continuar apesar disso –, encontra perguntas e respostas várias no cinema, arte das sombras nas cavernas modernas. Vamos descobri-las em sete capítulos.

Na secção CinemART, o LEFFEST irá exibir três filmes do português Henrique Pina (na relação do cinema com a dança e a arquitectura) e, em antestreia nacional, Memory Box, o novo filme dos artistas e cineastas Joana Hadjithomas e Khalil Joreige.

Com o Serviço Educativo, especialmente dedicado à comunidade escolar, o festival assume a sua responsabilidade na formação e desenvolvimento crítico do público infantil e juvenil através do cinema.

O festival decorrerá no Cinema Medeia Nimas, Teatro Tivoli BBVA e Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa, e no Centro Cultural Olga Cadaval e MU.SA – Museu das Artes, em Sintra. Os bilhetes para os concertos estarão à venda a partir do dia 1 de Outubro e para as restantes sessões a partir do dia 21 de Outubro.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.