Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

EMANUEL UNGARO (1933-2019) NO LEFFEST: A MODA E O CINEMA

Voltar
Convidado do LEFFEST desde a primeira hora, EMANUEL UNGARO (1933-2019), falecido no passado sábado, aos 86 anos, participou na primeira edição do então European Film Festival Estoril ’07, no encontro “A Moda enquanto expressão artística e a sua inevitável ligação ao Cinema”.

Esta ligação ao LEFFEST prolongou-se ao longo dos anos e Ungaro foi um dos Best Friends do festival. Foi convidado nas edições de 2008, integrando o júri; de 2009, com a masterclass “Quem dita a Moda: As Revistas ou os Criadores?”, a propósito do documentário The September Issue, de R.J. Cutler, sobre o icónico número anual da revista norte-americana Vogue pela editora Anna Wintour; de 2012 e 2014, participando numa conversa, moderada por Paulo Branco, sobre Yves Saint Laurent, que conhecera, a seguir à projecção do filme de Bertrand Bonello sobre o genial e controverso estilista francês, com o realizador e o designer português Felipe Oliveira Baptista. Uma conversa sobre a moda e o cinema (ele que vestiu estrelas como Catherine Deneuve, que com ele esteve no júri do festival, Gena Rowlands, Anouk Aimée, Isabelle Adjani…). Ou, ainda no mesmo ano, no debate “A moda, o cinema e as artes do palco”, em conversa com as estilistas Bella Freud e Bay Garnett, a actriz Gala Gordon e ainda Felipe Oliveira Baptista, a seguir à projecção do clássico Designing Woman (1957), de Vincente Minnelli, que em Portugal tem por título A Mulher Modelo e é um exemplo de como Hollywood tem reflectido o mundo da moda, desmontando, ao mesmo tempo a sua "psicologia" interior.

Ungaro, filho de um alfaiate italiano refugiado em França em fuga da Itália fascista de Mussolini, foi assistente de Balenciaga e Andrés Courrèges, fez parte da geração de Valentino, Karl Lagerfeld e Oscar de la Renta, e revolucionou a moda nos anos 1960 e 70.

É com profundo pesar que o LEFFEST vê partir Emanuel Ungaro, um criador ímpar, um amigo.

Veja aqui a conversa de Paulo Branco com Emanuel Ungaro e aqui a entrega do Prémio “Best Friend” do festival
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.