Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Esta semana no LEFFEST: novos filmes, concertos e debates

Voltar
Terça-feira, 16 de Novembro: entrámos na segunda metade do nosso festival, a decorrer entre os dias 10 e 21 deste mês, e queremos preparar-vos para a avalanche de filmes, concertos e debates que se avizinha!

Comecemos pelas novidades na Selecção Oficial para Competição. Já hoje, dia 16, temos a estreia de Unclenching The Fists, vencedor do prémio Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes deste ano, numa projecção onde estará a presente a realizadora do filme Kira Kovalenko e o actor Soslan Khugaev, às 19H45 no Cinema Medeia Nimas. O resto da semana reserva-nos ainda outros novos filmes em competição: The Innocents, thriller sobrenatural de Eskil Vogt; White Building, de Kavich Neang, elegia a um edifício em vias de ser demolido; La Caja, de Lorenzo Vigas, o retrato de uma ausência estruturante na identidade de um povo; Red Rocket, onde Sean Baker empreende uma nova expedição às periferias da sociedade norte-americana; e Brother’s Keeper, de Ferit Karahan, drama moral situado num kafkiano colégio interno. Tanto Red Rocket como Brother’s Keeper têm exibições especiais onde participam os cineastas – haverá Q&A virtual com Sean Baker e conversa presencial com Ferit Karahan.

A estas sessões juntam-se as dos títulos de Fora de Competição, enriquecidas pela presença de cineastas, actores e outros colaboradores dos filmes. Entre eles destacamos Mathieu Amalric, que regressa ao LEFFEST para apresentar a sua última longa-metragem Abraça-me com Força; a actriz Daphné Patakia, que interpreta Bartholomea em Benedetta – a mais recente provocação de Paul Verhoeven –, e estará presente numa das projecções do filme; e os vários convidados para as sessões do novo projecto da dupla de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, Pathos Ethos Logos – Luis Miguel Cintra, Dom Abade Bernardino da Costa (Mosteiro de Singeverga), Rafaela Jacinto (actriz), João Antunes (Representante Médicos Sem Fronteiras Portugal), Ângela Cerveira (actriz), Fabiana Silva (actriz) e Martim Grange (facilitador e trainer da organização sem fins lucrativos Climate Fresk).

Esta semana traz ainda obras maiores do cinema contemporâneo para (re)descobrir nos ciclos de retrospectivas. Maria Speth, Tony Gatlif e Mike Dibb vão estar presentes em sessões dedicadas aos seus filmes; Cristi Puiu e Ryûsuke Hamaguchi participam em conversas livestream no fim das projecções. 

A festa da cultura Rom prossegue com uma selecção ampla e rica de filmes que nos permitem pensar a experiência e o legado deste povo. Sublinhamos as seguintes sessões com a presença dos realizadores: Mange Tes Morts (2014), de Jean-Charles Hue; Gato Preto, Gato Branco (1998) e O Tempo dos Ciganos (1988), de Emir Kusturica; Corre, Gitano (1982), de Tony Gatlif; Being Gypsy (1970), de Peter Nestler; Rhoma Acans (2012) e Balada de um Batráquio (2016), de Leonor Teles.

E para lá do cinema, a cultura Rom é objecto de três debates: “Ser Artista, Mulher e Rom”, onde participam as cineastas Leonor Teles, Laura Halilovic e Katariina Lillqvist, e a actriz Maria Gil; “Do Al-Andaluz à "Gran Redada" em 1749", conversa com Manuel Martinez e Araceli Cañadas Ortega, que inclui uma leitura de poemas de Lorca por Ana Luísa Amaral; “A Situação Actual da Comunidade Rom em Portugal”, debate onde intervêm Bruno Gonçalves, Maria Gil, Carlos Miguel e Piménio Ferreira.

Não esquecer ainda os concertos que estão agendados para os próximos dias: espera-nos a potente fusão de jazz, música cubana e flamenco proposta por Diego El Gavi, o canto de extraordinária intensidade de Areno e a saudável loucura de Emir Kusturica e os The No Smoking Orchestra.

Temos uma semana preenchida pela frente no LEFFEST!

Os bilhetes para todas as actividades estão à venda na Ticketline (Teatro Tivoli BBVA e Centro Cultural Olga Cadaval) e na ActiveTicket (Cinema Medeia Nimas).

Os locais, as datas e os horários de todos os eventos podem ser consultados no nosso Programa.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.