Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

José María Riba (1952-2020)

Voltar
José María Riba (1952-2020), que integrou por vários anos o comité de selecção do LEFFEST, faleceu na passada sexta-feira, em Paris, onde vivia.

Escrevia e falava sobre cinema em vários meios de comunicação (na Radio France Internationale, no jornal Libération, na agência France Press; durante vários anos apresentou, com Octavi Marti, as sessões do canal Cineclassics, nos primeiros tempos do Canal +), trabalhou com vários festivais, entre eles Cannes (no comité de selecção da Semana da Crítica) e San Sebastián, do qual foi um dos pilares. Perspicaz, Riba tinha um grande olfacto para a descoberta de novos talentos na realização. De há uns anos para cá era também o “ponta-de-lança” na divulgação do cinema espanhol em França.

Com uma constante boa disposição e um sorriso franco, José María Riba imprimia sempre um toque de humor nas suas conversas. Recordamo-lo com saudade.

[Na foto, José Maria Riba apresenta o realizador francês Arnaud Desplechin, que o festival homenageou na edição de 2013]
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.