Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Leopardo Filmes distribui "All the Beauty and the Bloodshed", Leão de Ouro no festival de Veneza

Voltar
All the Beauty and the Bloodshed, documentário de Laura Poitras dedicado à fotógrafa Nan Goldin, foi o grande vencedor da 79ª edição do festival de cinema de Veneza.

Poitras e Goldin conheceram-se em Portugal, no LEFFEST, onde se encontraram em 2014, como ambas afirmaram em entrevista. A realizadora veio apresentar o seu filme Citizenfour, sobre Edward Snowden, numa das suas primeiras exibições mundiais (o filme venceria no ano seguinte o Óscar de Melhor Documentário), e participar no simpósio internacional organizado pelo festival, com curadoria de Juan Branco,"Ficção e Realidade. Para Além do Big Brother”, sobre a vigilância massiva. Nan Goldin fazia parte do júri dessa edição do LEFFEST, que exibiu os seus trabalhos (The Ballad of Sexual Dependency, Fire Leap, Heart Beat, Scopophilia e The Other Side), com conversas com a artista a seguir à projecções. Goldin teve ainda uma carta branca, onde escolheu 17 filmes de vários realizadores.

All the Beauty and the Bloodshed começou a ser filmado em 2019, seguindo as actividades do movimento P.A.I.N., acrónimo de Prescription Addiction Intervention Now, criado por Goldin dois anos antes, e que se manifestaria, em frente ou dentro de vários museus, entre eles o MoMA e o Guggenheim, contra a Sackler, uma família milionária, proprietária de empresas farmacêuticas e mecenas de daquelas instituições, com o seu nome atribuído a vários espaços. A Sackler foi responsável pela chamada “crise dos opióides”, sobretudo através de uma medicamento vendido em larga escala, o OxyContin, que causava adicção e provocou muitas mortes por overdose.

Em simultâneo, All the Beauty and the Bloodshed traça um extraordinário retrato de Nan Goldin, sobretudo na Nova Iorque dos anos 80, com imagens de arquivo raras e conversas num registo íntimo entre a realizadora e a artista, que desvela pela primeira vez certos acontecimentos da sua vida e como as suas amizades e a ligação próxima com a sua irmã Barbara influíram na sua arte.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.