Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Programa LEFFEST ‘21- 15 Anos de Festival celebrados com Festa da Cultura Rom

Voltar
O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival celebra este ano o seu 15º aniversário com um programa especial dedicado à cultura Rom nas suas diversas manifestações artísticas.

Um extenso ciclo de cinema, que inclui filmes de Charlie Chaplin, Emir Kusturica e Tony Gatlif, entre outros, é complementado com a presença de vários realizadores e realizadoras Rom, com uma homenagem a Tony Gatlif, espectáculos de música, canto e dança (com a participação dos nomes maiores do flamenco – Josemi Carmona e Pepe Habichuela e do maior bailaor da actualidade, Farruquito; dos míticos Taraf de Caliu; daquela que é hoje a mais importante cantora Rom, Mónika Lakatos; dos portugueses Areno, Diego El Gavi e o fadista Ricardo Ribeiro, que reivindica a grande importância da música cigana na tradição do seu canto).

Além do cinema e da música, o programa inclui vários debates históricos e sobre a actualidade; sobre as mulheres artistas Rom, e dá especial destaque à exposição de Ceija Stojka, pela primeira vez a Portugal. A artista Rom austríaca é uma sobrevivente dos campos de concentração nazis e tem vindo a ser uma das grandes descobertas dos últimos anos no meio artístico, com exposições nos grandes museus de Paris, Madrid e Malmo.

A Selecção Oficial – Em Competição conta com 11 títulos, de diversas cinematografias, que estiveram em destaque nos festivais de Cannes, Veneza, Berlim e San Sebastián.

Na secção Fora de Competição destacamos o muito aguardado Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun, de Wes Anderson, que será o filme de abertura desta 15ª edição do LEFFEST; Benedetta, de Paul Verhoeven; Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar; Abraça-me com Força de Mathieu Amalric, que estará presente nesta edição; e The Lost Daughter de Maggie Gyllenhaal.

Na secção de Homenagens e Retrospectivas (re)visitaremos as filmografias de Jane Campion - onde exibiremos em antestreia o filme The Power of the Dog - de Cristi Puiu, autor de A Morte do Sr. Lazarescu; de Ryûsuke Hamaguchi, com exibições inéditas em Portugal dos filmes Drive My CarRoda da Fortuna e da Fantasia; de Maria Speth, de onde se destaca a antestreia nacional de O Sr. Bachmann e a Sua Turma; um programa dedicado ao documentarista Mike Dibb, dividido em seis sessões, e ainda um foco especial no Teatro com a presença de Romeo Castellucci. Com curadoria de Piersandra di Matteo, To Reverse One’s Eyes desdobra-se em quatro momentos entre o Teatro Nacional D. Maria II e o Cinema Medeia Nimas.

O LEFFEST ’21 dá visibilidade ao cinema com assinatura portuguesa. Cinco autores portugueses cujos percursos idiossincráticos lhes valeram o reconhecimento nacional e internacional juntam-se a nós nesta edição: Joaquim Pinto e Nuno Leonel, notável parceria criativa que se tem revelado decisiva no cinema contemporâneo, trazem-nos a sua nova e monumental trilogia Pathos Ethos Logos; de Leonor Teles, a mais jovem realizadora a vencer o Urso de Ouro da curta-metragem em Berlim, serão exibidos Rhoma AcansCães que Ladram aos Pássaros e Balada de um Batráquio – a propósito do ciclo de Celebração da Cultura Rom; um Foco Rodrigo Areias: A Work (Always) in Progress, no qual o fundador da produtora Bando à Parte nos apresenta dois trabalhos que nos proporcionam pistas para compreender a sua densa mitologia pessoal: Vencidos da Vida e o documentário inédito Arte da Memória; e Henrique Pina, realizador e produtor de documentários entre os quais Body-BuildingsAutópsia: Percurso de Uma Criação e Aires Mateus: Matéria em Avesso.

O ciclo temático A Morte de Deus, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López, dar-nos-á – através de filmes como As Bodas de Deus, de João César Monteiro, a Parte A de História(s) do Cinema, de Jean-Luc Godard ou Em Nome do Pai, de Marco Bellocchio, entre outros – ferramentas de reflexão sobre como podemos dar sentido a este paradoxo aparentemente irresolúvel e impossível - a ideia de Deus estar morto, embora a vida do mundo, e a vida espiritual em particular, continue apesar disso. Este ano damos continuidade ao programa de homenagem à Cinemateca Francesa com a presença do director da instituição, Frédéric Bonnaud. Serão exibidos três filmes em restauros 4K: Le Sang des bêtes, de Georges Franju, A Regra do Jogo, de Jean Renoir e F for Fake, de Orson Welles.

Encerramos esta 15ª edição do LEFFEST com um concerto de Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra. Voltamos a ver-nos de 10 a 21 de Novembro, no Cinema Medeia Nimas, no Teatro Tivoli BBVA e no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa; no Centro Cultural Olga Cadaval e no MU.SA - Museu das Artes de Sintra, em Sintra; e, pela primeira vez, no Norteshopping, no Porto.

Veja o programa completo aqui
Informação sobre bilhetes aqui
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.