Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Retrospectiva do L.A. Rebellion no LEFFEST'22

Voltar
O LEFFEST’22 orgulha-se de apresentar a mais abrangente retrospectiva europeia do L.A. Rebellion – um dos movimentos fundadores do cinema independente norte-americano.

Impulsionado por um conjunto de factores políticos e sociais característicos dos anos 60, surgiu, na Universidade da Califórnia, um movimento que desafiou a hegemonia branca no cinema e que se opôs de forma marcante à imagem preconceituosa do cinema mainstream sobre aquela comunidade. Este movimento, que por vezes também aparece identificado como Los Angeles School of Black Filmmakers, deu origem a filmes interpretados por atores semi-profissionais, com orçamentos modestos, e que retratavam a vida negra nos Estados Unidos.

Charles Burnett, numa entrevista ao site awardsradar.com, explicou a importância deste movimento: «Nunca pensei em mim como uma pessoa rebelde, ou fazendo parte de algum tipo de rebelião, mesmo que isso fosse o que estava a acontecer. Só muitos anos depois, quando pessoas como Clyde Taylor [crítico cinematográfico que apelidou o movimento de “L.A. Rebellion”] nos identificou, é que percebi que era isso que estávamos a fazer. Na altura, uma das coisas que mais me incomodava era a perpetuação de estereótipos e das narrativas sobre o nosso trabalho por pessoas fora da nossa comunidade, que nos ligavam a filmes como Birth of a Nation (1915), de D. W. Griffith, um filme incrivelmente ofensivo. Nós lutávamos contra isso, e os filmes que fazíamos tentavam restaurar a verdade, o que era real.»

Numa forma de homenagear a irreverência da filmografia do L.A. Rebellion, o LEFFEST’22 apresenta projeções inéditas de 14 realizadores associados ao movimento, num total de 18 obras marcantes desta corrente cinematográfica.

Contando com as presenças especiais de Charles Burnett, Billy Woodberry, Ben Caldwell, Julie Dash e Haile Gerima, convidados especiais do festival deste ano, haverá ainda oportunidade para falar com estas figuras em debates incluídos na exibição dos respectivos filmes, assim como uma exposição, cuja apresentação será feita pelo realizador Ben Caldwell.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.