Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Retrospectiva Integral STRAUB–HUILLET no MoMA e no Centro Pompidou

Voltar
O MoMA (6 de Maio – 6 de Junho) e o Centro Pompidou (27 de Maio – 3 de Julho) apresentam retrospectivas completas dos filmes de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, dupla responsável por uma das mais intensas e desafiadoras colaborações da história do cinema. Nas edições de 2011 e 2014, o LEFFEST apresentou, em Sessões Especiais, um conjunto de filmes realizados por Straub após a morte de Huillet em 2006.

Straub–Huillet criaram uma obra cinematográfica única, densa e erudita, de grande radicalidade e exigência, trabalhando intimamente nos vários aspectos da produção de um filme, da escrita de argumento à montagem e à realização.

Aos 83 anos, Straub continua a fazer filmes que não se afastam do seu compromisso de subversão de todas as formas cinematográficas convencionais. O LEFFEST exibiu uma selecção desses filmes. Em 2011, sob o título Old and New Straub, foram exibidos Lothringen! (1994, co-realizado com Huillet), Un Héritier, L’inconsolable e Schakale und Araber, todos de 2011.

Em 2014, o Festival exibiu La Madre (2012), Un Conte de Michel de Montaigne (2013), Dialogue d’Ombres (2013, projecto que remonta aos anos 50, altura em que Straub e Huillet se conheceram), À Propos de Venise, Kommunisten e La Guerre d’Algérie, todos de 2014, tendo este último tido a sua estreia mundial no LEFFEST.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.