Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Sexta-feira com Wim Wenders!

Voltar
Já é quase fim-de-semana! E para aproveitar o dia de hoje, temos Wim Wenders connosco em Sintra, presente para uma conversa após a sessão do seu clássico O Estado das Coisas. Já em Lisboa, receberemos os realizadores Khalik AllahMaxime Jean-Baptiste, presentes para apresentar os seus filmes inseridos no ciclo temático Looking for Homeland, e ainda conversas com os realizadores Alice Rohrwacher, em retrospectiva no LEFFEST’19, e Valentyn Vasyanovych, com o seu filme em Competição Atlantis

O dia começa no Espaço Nimas, com uma sessão às 11h30, que exibirá os filmes de Rita Azevedo Gomes A Conquista de FaroAltar. 

Logo às 14h, podemos assistir à primeira longa-metragem da realizadora italiana Alice Rohrwacher, Corpo Celeste, que nos preparará para a conversa que mais tarde poderemos ter com a cineasta, também no Espaço Nimas, às 18h30, após a projecção do seu último filme, Feliz como Lázaro.

Entretanto, acolhemos, ainda no Nimas,  às 16hAtlantis, um filme de Valentyn Vasyanovych, realizador convidado do LEFFEST’19. Vasyanovych ficará para uma conversa com o público após a projecção. Esta sessão marcará a última sessão da Selecção Oficial em Competição. 

O dia estende-se no Espaço Nimas, às 21h30, com uma sessão muito especial do ciclo Looking for Homeland que nos traz Black Mother, do realizador norte-americano Khalik Allah, presente para uma conversa com o público após a sessão deste seu documentário filmado na Jamaica. Uma ocasião rara a não perder. 

Também no ciclo temático Looking for Homeland, assistimos na Sala Fernando Lopes da Universidade Lusófona às 15h ao documentário do realizador japonês Kazuo Hara, The Emperor’s Naked Army Marches On, vencedor do prémio Caligari no Festival de Berlim, e às 18h haverá uma sessão com dois filmes: Nou Voix, do videasta e voice-performer Maxime Jean-Baptiste, e Soleil Ô, o clássico de célebre realizador africano Med Hondo. Esta sessão, apresentada pelos curadores do ciclo temático Alexey Artamonov, Deniz Ruzaev e Ines Branco Lopez, contará com a presença de Maxime Jean-Baptiste

Ainda na Universidade Lusófona, concluímos a noite às 21h com Tesouro, filme da retrospectivaCorneliu Porumboiu. Tesouro acompanha Costi, um homem que se vê como defensor dos pobres e oprimidos e a quem surge a oportunidade de descobrir um tesouro.

Mas em Sintra também poderá ver um filme de Porumboiu! Às 18h, no Centro Cultural Olga Cadaval, será exibido Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo, em que Porumboiu conta a história de um realizador de cinema e as peripécias que decorrem quando este se envolve com uma actriz.

O Centro Cultural Olga Cadaval acolhe também duas sessões a integrar o tributo ao actor Willem Dafoe: às 18h30Um Coração Selvagem, de Lynch e, às 21h30, o psicadélico Um Peixe Fora de Água, de Wes Anderson,  que decerto ajudará a mergulhar alegremente no fim-de-semana. 

Por fim, chega a sessão mais aguardada do dia! A vinda a Portugal de Wim Wenders, a convite do LEFFEST’19, abre o fim-de-semana com uma sessão especial do seu clássico O Estado das Coisas, projectado agora numa cópia digital restaurada em 4K, no Centro Cultural Olga Cadaval, às 21h, e contará com uma conversa com o realizador. 

Wenders estará presente em várias sessões únicas e imperdíveis ao longo deste fim-de-semana. Esteja atento!

Celebre a sexta-feira connosco!
Venha descobrir os filmes com quem os criou!

Consulte a programação completa aqui
Informações sobre a bilheteira aqui.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.