Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Um fim-de-semana para conhecer Wim Wenders, Seamus Murphy, Victoria Guerra e muito mais!

Voltar
Neste sábado, dia 23, o LEFFEST’19 prepara-se para receber inúmeras estrelas internacionais como Wim WendersVirginie EfiraSeamus MurphyVictoria Guerra ou Corneliu Porumboiu!

Começamos um dia agitado no Espaço Nimas às 12h15, com o último filme da retrospectiva da obra de Rita Azevedo GomesO Som da Terra a Tremer (1990).  

Às 14h, também no Espaço Nimas, passará Cosmos, de Andrzej Zulawski, apresentado pela actriz Victoria Guerra, membro do júri do LEFFEST’19. Este filme, vencedor do Leopardo para Melhor Realização no Festival de Locarno, conta-nos como Witold e Fuchs, dois jovens rapazes, se enredam num mistério que poderá pôr em causa as suas vidas.  

Às 16h30, assistiremos a Sibyl, o novo filme de realizadora francesa Justine Triet, inserido na Selecção Oficial - Fora de Competição / Antestreias. A esta sessão juntam-se os actores Virginie EfiraNiels Schneider, que permanecerão connosco para uma conversa com o público. Numa história cheia de reviravoltas, descobrimos quem é Sibyl, uma psicanalista que decide escrever e procura inspiração numa das suas pacientes.

Mais tarde, continuamos as Antestreias com A Ilha dos Silvos, o novo filme de Corneliu Porumboiu que nos traz Cristi, um agente da polícia romeno que decide aprender uma língua ancestral de assobio para comunicar com membros da máfia. A retrospectiva do realizador, a decorrer ao longo da semana, culmina neste momento especial em que o realizador estará presente para uma conversa após a projecção

No Espaço Nimas a noite traz-nos Viagem a Lisboa – Lisbon Story, o clássico de Wim Wenders realizado há já 25 anos. A sessão, que será seguida por uma conversa com o realizador, encontra-se esgotada.

Mas não se preocupe! Poderá ainda estar frente a frente com Wenders na sua masterclass, também amanhã, dia 23, às 15h, na Sala Fernando Lopes da Universidade Lusófona!  O filme exibido será Tokyo-Ga (1985), de Wenders, um filme tributo ao realizador japonês Yasujiro Ozu. 

Também na Universidade Lusófona, acolhemos o encerramento do nosso ciclo temático Looking for Homeland, que decorreu ao longo da semana com filmes raros e inéditos. Nesta sessão final, apresentada pelos curadores do ciclo Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco Lopez, reunimos as curtas-metragens MonangambéÀ bissau, carnaval e Fogo, l’île de feu, da célebre Sarah Maldoror, considerada a primeira realizadora africana. A estes filmes junta-se ainda The Island of St. Matthews, do realizador e artista norte-americano Kevin Jerome Everson. Não perca a última oportunidade de ver estes filmes inéditos!

Encerramos a noite na Universidade Lusófona às 21h30 com o novo filme de François Ozon, Graças a Deus, que nos traz a urgente história real de um escândalo de abuso sexual no seio da Igreja Católica. 

Entretanto, o fim-de-semana começa também em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval

Às 14h30 é projectada a mini-série A Very English Scandal, inserida na retrospectiva a Stephen Frears e composta de três episódios. 

Às 15h, será exibido Auto Focus, um filme de Paul Schrader, que encerra o tributo a Willem Dafoe.

Às 18h, haverá duas sessões: a exibição de Anatomia do Golpe, de Stephen Frears, e A Dog Called Money, o filme que marca a última colaboração entre o fotógrafo e realizador premiado Seamus Murphy e PJ Harvey, ícone da música alternativa. O filme integra a Selecção Oficial - Fora de Competição / Antestreias e a sessão contará com a presença do realizador

Às 21h terá a segunda e última oportunidade para assistir a Atlantics, o novo filme de Mati Diop vencedor do Grand Prix em Cannes.

Por fim, às 21h30 e para fechar o penúltimo dia do LEFFEST’19, será exibido Phoenix, filme de Christian Petzold que venceu o Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa no LEFFEST’14. 

Não perca os últimos dias e venha conhecer o mundo com o Lisbon & Sintra Film Festival!


Para descobrir a programação do LEFFEST, clique aqui

Descubra aqui informações de bilheteira.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.