Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Violeta de Kantemir Balagov estreia hoje em Portugal

Voltar
Violeta, um filme do jovem cineasta russo Kantemir Balagov, tem hoje a sua estreia em Portugal, no Espaço Nimas. Balagov é um dos mais promissores cineastas russos, e uma das grandes descobertas do Lisbon & Sintra Film Festival, que apresentou a sua primeira longa-metragem Tesnota/Closeness em 2017. O filme valeu-lhe o Prémio de Melhor Filme e o Prémio de Melhor Atriz do LEFFEST, atribuído por um júri presidido por David Cronenberg.

Este ano, Balagov regressou ao LEFFEST com Violeta, vencedor do Prémio FIPRESCI e do Prémio de Melhor Realizador na Secção Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes, que está também na shortlist para o Óscar de Melhor Filme Internacional. Um filme sobre destruição e esperança, Violeta conta a história de duas jovens mulheres que, numa Leninegrado devastada, tentam reconstruir as suas vidas.

O denominador comum das duas obras é talvez, como notou João Lopes no Diário de Notícias, “o cuidado com que Balagov inscreve as suas narrativas em contextos históricos muito precisos”. Recusando os códigos tradicionais do cinema, o cineasta parte da história colectiva de um povo, de uma cidade, para uma íntima incursão pelas histórias individuais das suas personagens. Apresentado na Selecção Oficial – Em Competição do LEFFEST, Violeta arrecadou o Prémio Especial do Júri, atribuído em ex aequo às duas actrizes emergentes, Viktoria Miroshnichenko e Vasilisa Perelygina, pela sua extraordinária contribuição artística.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.