Lisbon & Estoril Film Festival

Secções

Ciclos Temáticos

Confronting The Gaze / Os Olhares em Confronto

Voltar
Curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco Lopez

Confronting the Gaze – Os Olhares em Confronto
nasce do desejo de homenagear filmes que ousaram questionar a natureza controversa da imagem cinematográfica e desafiar o olhar hegemónico do cinema, procurando novas e mais autênticas perspectivas.

O propósito deste ciclo pode talvez ser ilustrado pelas palavras de Laura Mulvey ao questionar: “numa cultura patriarcal, poder-se-á dizer que todo o cinema está imbuído de um olhar masculino? será possível libertá-lo destes mecanismos repressivos?” Mas a visão de Mulvey sobre a narrativa seria ela própria, mais tarde, questionada por bell hooks: “será realmente possível que as teóricas feministas que escrevem apenas sobre imagens de mulheres brancas … não ‘vejam’ a branquitude da imagem?”. Afirmando a experiência negra na análise cinematográfica, hooks cunhava assim o conceito de olhar oposicional.

De facto, se a noção de olhar foi inicialmente introduzida na teoria do cinema através da crítica feminista, ela vem sendo examinada através de diferentes perspectivas – de género e de raça, de classe e de resistência colonial, etc. –, possibilitando assim o confronto de uma infinitude de olhares.

Mas de que modo apresentar este complexo cruzamento de perspectivas? Longe de procurar simplesmente estabelecer oposições, a organização de uma série de sessões duplas tem como objectivo estimular um diálogo singular, pautado pela diversidade e pela ambiguidade.

Para uma descrição detalhada do programa clique aqui.

Filmes - Confronting The Gaze / Os Olhares em Confronto

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.