Lisbon & Estoril Film Festival

Secções

Homenagens e Retrospectivas

Christian Petzold

Voltar
Christian Petzold é um realizador alemão conhecido como o mestre moderno do suspense, “herdeiro” de Hitchcock. Petzold nasceu em Hilden, na Alemanha, em 1960 e, após ter estudado alemão e teatro na Universidade Livre de Berlim, matriculou-se na Academia de Cinema de Berlim (DFFB), onde estudou realização, enquanto trabalhava como assistente de realização para o realizador Harun Farocki e para o produtor Hartmut Bitomsky. Depois de concluir os estudos, Christian Petzold realizou vários filmes para televisão, como Pilotinnen (1995) ou Cuba Libre (1996). Em 2000, realizou a sua primeira longa-metragem, Die Innere Sicherheit (The State I am in), um filme sobre um casal de terroristas alemães de esquerda, que vence o German Film Award para Melhor Filme, o Hessischer Award e ainda o prémio de Melhor Argumento no Festival Internacional de Salónica. 

Os seus três filmes seguintes estrearam-se no Festival de Berlim: Wolfsburg (2003), na secção Panorama, onde venceu o Prémio FIPRESCI, Fantasmas (2005) e Yella (2007) na competição oficial. Yella, o retrato de uma jovem mulher que tenta fugir ao controlo do seu violento marido, valeu a Nina Hoss, colaboradora habitual do realizador, o Urso de Prata para Melhor Actriz. Nos anos seguintes, realiza Jerichow (2008), Bárbara (2012) e Phoenix (2014). Bárbara, também protagonizado por Nina Hoss, premiou-o Melhor Realizador no Festival de Cinema de Berlim. 

Nas obras de Petzold, cineasta da “Escola de Berlim”, são recorrentes personagens que escondem verdades fundamentais sobre si mesmas e que encontram o seu “eu” dividido. Paranóicos e ansiosos, os filmes de Petzold abordam formas transitórias de produtividade e individualidade que se observam no modelo económico neoliberal, questionando, sem recorrer a clichés, o mundo laboral da “flexibilidade”.   

Petzold foi convidado do LEFFEST em 2014, onde apresentou Phoenix, que arrecadou o Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa. O seu mais recente filme, Em Trânsito (2018), estreou-se na Berlinale e teve antestreia nacional na última edição do LEFFEST.

Trailer
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.