Lisbon & Estoril Film Festival

Secções

Homenagens e Retrospectivas

Corneliu Porumboiu

Voltar
Corneliu Porumboiu nasceu em 1975, em Vaslui, na Roménia. Nome de destaque no panorama do cinema contemporâneo romeno, Porumboiu tornou-se conhecido do público em 2006, quando a sua primeira longa-metragem, 12:08 A Este de Bucareste, ganhou o prémio Caméra d’Or no Festival de Cannes.

Os seus filmes confirmam o seu talento enquanto realizador e contador de histórias, tendo arrecadado ainda outros prémios em Cannes com os seus filmes Politist, adjectiv (2009) e Tesouro (2015). Porumboiu passou também por festivais como Locarno e Berlim, e o seu filme Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo integrou a Competição do LEFFEST’13.  

Sobre a sua obra no contexto do cinema Romeno, o realizador conta numa entrevista (Amir Ganjavie, 2015) que a comédia, ou o absurdo, já é tradição do seu país, e, confirmando a inclinação, confessa o apreço pelas histórias de Chekhov e Kafka. Marcado por uma certa vontade realista e por uma forte base política, o cinema de Porumboiu consegue explorar a memória histórica da Roménia de um modo cómico e nonsense muito particular.  

O seu mais recente filme A Ilha dos Silvos, é um cativante thriller de suspense noir e,  tendo integrado a Selecção Oficial do Festival de Cannes deste ano, é agora apresentado em  antestreia nacional nesta edição do LEFFEST.

Trailer
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.