Lisbon & Estoril Film Festival

Apresentação

13ª edição: 15 a 24 de Novembro de 2019

"Moving pictures can still do what they have beeninvented for one hundred years ago. They can still be moving."
Lisbon Story, Wim Wenders  

Wim Wenders, que o cartaz do LEFFEST homenageia (Lisbon Story – Viagem a LisboaO Estado das Coisas, entre Lisboa e Sintra, as duas cidades onde, num movimento contínuo, decorre o festival), diz que aprendeu com Ozu que “a maior aventura no cinema é a própria vida”.  

É de cinema e de vidas, as nossas e as dos que nos rodeiam, tão longe e tão perto, e as das muitas personagens com que nos cruzaremos no écran, que resistem, que lutam, que nos fazem acreditar, que é feita mais uma edição do LEFFEST, a 13ª. Que volta a reunir realizadores, actores, artistas, músicos, filósofos, activistas, espectadores, para celebrar a sétima arte, e, com ela e a partir dela, pensar o mundo, o estado das coisas.  

Uma Competição de 11 filmes, oriundos dos quatro cantos do mundo. As estreias mais aguardadas, algumas das quais terão no festival uma oportunidade única para serem vistas em sala. As homenagens e retrospectivas dedicadas a Christian PetzoldWillem DafoeStephen FrearsCorneliu PorumboiuRita Azevedo GomesAlice RohrwacherDamien ManivelJosé Miguel Ribeiro, que estarão connosco para conversar sobre as suas obras. As sessões especiais, com destaque para Marighella, o filme de Wagner Moura impedido de estrear no Brasil e no mundo; o filme-concerto dos Mão Morta; Hiroshima Meu Amor, de Marguerite Duras, que, num momento raro, nos trará Fanny Ardant; um concerto de Teresa Salgueiro, dedicado a Wenders. O Serviço Educativo. As masterclasses.  

E duas iniciativas muito especiais: o simpósio internacional RESISTÊNCIAS, que reunirá activistas, políticos e criadores que, pelo mundo, resistem e lutam contra os vários tipos de opressão, e LOOKING FOR HOMELAND, que (re)pensa, através de um ciclo de filmes e debates, o conceito de “homeland”.  

Voltamos a um filme de Wenders, no qual Herzog afirma: “Onde a vida entra em nós mais directamente, aí está o cinema. E isso sobreviverá, sem dúvida.”  

Bem-vindos/as ao LEFFEST’19!

Classificação etária do festival: M/18

Espaços

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.