Natural de Lisboa, foi em várias companhias belgas e francesas que fez carreira como bailarino, até que os seus passos conduziram-no à criação coreográfica.


Em 1995, fundou a Companhia Paulo Ribeiro.
O trabalho com a própria companhia permitiu-lhe desenvolver melhor a sua linguagem como coreógrafo. E o reconhecimento não tardou. Logo em 1996, a obra Rumor de Deuses foi distinguida com os prémios de “Circulação Nacional”, atribuído pelo Instituto Português do Bailado e da Dança, e “Circulação Internacional”, atribuído pelo Centro Cultural de Courtrai, ambos no âmbito do concurso Mudanças 96. Em 1999, o coreógrafo venceu ainda o Prémio “Almada” atribuído pelo Instituto Português das Artes do Espetáculo.


Paulo Ribeiro tem-se ainda dedicado à formação, orientando vários workshops em Portugal, mas também em países onde a companhia tem marcado presença. Leccionou a disciplina de Composição Coreográfica, no âmbito do mestrado de Criação Coreográfica Contemporânea, promovido pela Escola Superior de Dança, e deu aulas no Conservatório Nacional de Dança.


Paulo Ribeiro estará presente no LEFFEST, domingo dia 18, às 14:00, no Cinema Medeia Monumental, para apresentar os filmes La ValseA Baleia Branca - Uma Ideia de Deus.